quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brincadeira bizarra da Mozilla




No navegador Firefox tem um easter egg um tanto quanto estranho, uma brincadeira da Mozilla, referente ao seu navegador, ao digitar about:mozilla na barra de endereços o navegador remete a uma página com escritas aparentemente antigas e religiosas, os textos são escritos em fonte branco com fundo colorido (vinho ou azul), os textos se assemelham ao Apocalipse da Bíblia na escrita, no final sempre tem os dizeres de O livro de Mozilla e a referência do capítulo e versículo de onde foi tirado no dito LIVRO, não existe oficialmente este tal livro e estas passagens são uma referencia à fatos da história da Mozilla Foundation trocando fatos por parábolas e nomes , os capítulos e versiculos em ordem de versão são: 12:10, 3:31, 7:15, 11:1 e 11:9.
 Nas versões antigas do internet explorer aparecia somente uma tela azul (Semelhante ao erro do windows de tela azul) nas vesões atuais deve se digitar: res://mshtml.dll/about.moz.

Na versão atual do navegador Firefox aparece a seguinte mensagem:


Mamon adormeceu. E o renascimento da criatura disseminou-se por toda a terra e seus seguidores formaram uma legião. E eles apregoaram a mensagem e sacrificaram plantações com fogo, com a astúcia das raposas. E eles criaram um novo mundo à sua imagem e semelhança como prometido pelo texto sagrado e contaram da criatura para seus filhos. Mamon despertou e, veja só, nada mais era que um discípulo.
de O Livro de Mozilla, 11:9
(10ª Edição) 

Este verso foi inserido no Mozilla trunk codebase em 9 de janeiro de 2008.[1][2] Ela apareceu pela primeira vez no Firefox 3.0 Beta 3.


No código HTML de www.mozilla.org/book, este verso é acompanhado pela seguinte anotação:
<!-- 9th November 2004: Firefox 1.0 is officially released -->
<!-- The worldwide support of Firefox fans leads to its success, illustrating the power of community-based open source projects. --


A parte "Mamon despertou e, veja só, nada mais era que um discípulo." Ilustra a atualização do Microsoft Internet Explorer,que nada mais trouxe se não recursos do Mozilla Firefox,como as "Abas",estas renomeadas no Microsoft Internet Explorer para "Guias".

Mamon é uma palavra hebraica que quer dizer, riqueza, dinheiro, ao longo da história e as traduções da Bíblia a palavra se tornou  uma representação de uma entidade maligna ou demônio.

Fontes: Wikipedia, Mozilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário